sexta-feira, 31 de julho de 2015

Posso usar sabonete comum no banho do meu pet? Saiba quais produtos usar no banho dos cães e gatos



Usar produtos de higiene dos humanos para o banho em cães não é uma boa escolha.Pode até quebrar o galho quando usado uma vez ou outra, mas com o uso repetido pode tornar a pelo feio e ressecado, além de predispor a pele a alergias. A fórmula do sabonete não é adequada às características próprias da pele dos cães e gatos e pode causar até mesmo problemas na saúde da pele.

Para dar banho em cães ou gatos é importante usar xampus adequados a espécie. Usar sabonetes comuns deixam o pelo ressecado e quebradiço com o uso e ainda causar danos a pele e ao pelo do animal devido a agressão constante causada por estes produtos químicos. O pH destes produtos não é adequado à pele dos animais. 

Não é recomendável uso de sabonetes (principalmente aqueles com hidratantes como o Dove®) ou xampus para cabelos para dar banho em animais. Sabão de coco também não é recomendável, pois este é extremamente alcalino e pode causar problemas quando usados continuamente na pele dos cachorros. 

(Imagem: Shutterstock)

O mesmo vale para condicionadores ou produtos como cremes para hidratação para o cabelo: jamais devem ser usados nos cães (isso é como lavar a sua cabeça com sabão em pó! Não tem como dar certo!...)

Em casos de emergência, vale o uso de detergente líquido neutro é uma recomendação. Esse tipo de produto deve ser usado com cautela para que não caia nos olhos e atinja mucosas que podem causar irritação na pele. Esses produtos são muito utilizados em locais que recebem animais abandonados por exemplo pois são ótimos para retirar resíduos de óleo e graxa.

(Imagem: Shutterstock)

Para banhos de rotina dê preferência aos produtos neutros com pouco cheiro. Cães e gatos tem olfato muito mais sensível: e o que pode ser cheiroso para você pode ser bem desagradável e enjoativo para eles.

Existem xampus medicamentosos que só devem ser usados nos casos onde existem doenças na pele e de acordo com prescrição de um médico veterinário. Outra dica é da médica veterinária Daniela Mol Valle, que recomenda em seu blog o uso do sabonete da marca 'Protex®' pode ser uma alternativa mais em conta para tratar de alguns casos de cães com problemas de pele ou mesmo para os filhotes.

O mesmo vale para xampus contra parasitas, as pulgas, carrapatos ou sarnas por conta própria. Estes devem ser usados de acordo com a prescrição de um médico veterinário também.

Muita gente acha que isso é desnecessário, no entanto são comuns nas clínicas veterinárias todos os dias animais com sérias intoxicações causadas por banhos e misturas feitas com produtos inadequados.

Se você está procedimentos como hidratação para cachorros de pelo longo devem ser feitos por quem entende do assunto: procure por um serviço de banho e tosa onde profissionais treinados podem te ajudar e orientar a respeito desses procedimentos que são feitos com produtos próprios para este tipo de pelagem.

Fonte:

19 comentários:

  1. Boa tarde! Gostaria de uma dica de um sabonete ou shampoo para coceira...pele ressecada e sai umas bolinhas pq ele coça...nada severo...que esteja horrível...mais encomoda pq coça.Aguardo e já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um shampoo no veterinário que tem um gato e um cachorro na embalagem este é bom

      Excluir
  2. TEM SHAMPOO OU SABONETE QUE SEJA SALDÁVEL E MANTENHA O PELO BRILHANTE E SALDÁVEL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim , Protex liquido infantil , é livre de parabenos petrolatos e corante , ja uso nos meus gatos fa tempo pelos brilhantes .

      Excluir
  3. Oi bom dia a minha cachorra está com pelo caindo muito e agora ela tá perto do rabo ficando com umas pataca que els coça muito e está ficando com pus sangue e dói eu uso o queq

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um filho de gatinho e queria saber se eu posso tá banho no meu gato com sabonete
    normal porque eu não tenho xampu de gato

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde meu nome é Eva eu gostaria de saber sim é bom sonhar com casa grande é em construção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fia , corre pro vidente , aqui vc tá no blog errado. Kkkkk

      Excluir
  6. Gostaria de saber se existe sabonete ou shampoo pra cão para parar de cair pelo

    ResponderExcluir
  7. Minha cachorrinha Karen Tem 2 meses está se coçando mto estive olhando está escamando o couro ela coça enche de castelinho o corpo dela posso dar banho com sabonete protex

    ResponderExcluir
  8. Pode dar banho no gato com mata crua

    ResponderExcluir
  9. Qual protex posso dar banho no meu cachorro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola , use o sabonete ou sabonete liquido da protex infantil , é livre de petrolatos , parabenos e nâo tem corante , espero ter ajudado . Tenho 17 gatos e só uso sabonete protex .

      Excluir
  10. Muito obrigado pela exemplicaçao .💓mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. Gente posso da banho no meu gato com o sabonete albany?

    ResponderExcluir
  12. Posso dar banho em filhote com sabonete de glicerina para bebê da granado?

    ResponderExcluir